22 de outubro de 2018 Meu ApêMorar SozinhoSem categoria

Utilizando nichos na decoração

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Os nichos são itens perfeitos para ambientes pequenos, pois eles aproveitam muito bem os espaços da casa, como as paredes, sem atrapalhar a circulação.

Livros, retratos, peças decorativas, objetos especiais e plantinhas dão charme a qualquer ambiente, além de ser uma alternativa barata para dar uma “renovada” em uma parede sem mexer na pintura.

Para quem precisa de uma mãozinha na organização, essa é uma ótima aposta para qualquer cômodo, por exemplo a sala de estar e o quarto de bebê.

Modelos:

Os modelos mais tradicionais de nicho são os em formato de caixa, que você encontra em diversas lojas e que já vem com as instruções para instalação.

Além disso, os nichos permitem diversas combinações, em tamanhos ou formatos, o que deixa o ambiente mais moderno e descontraído. Mas também já existem modelos de nicho organizador que são fechados, excelentes para guardar objetos que não deseja deixar à mostra e, claro, eles são garantia de deixar os ambientes muito mais organizados.

Mas se você quer inovar, os caixotes de madeira têm um potencial surpreendente. Podem ser aqueles de feira, ou caixas de vinho. Basta prendê-los na parede com ganchos estilo dente de serra, nivelando a posição com fitas amortecedoras.

Os materiais pode ser: MDF, metal, vidro e mármore, por exemplo. As cores deixamos por sua conta, deixe a imaginação fluir.

Os nichos nos diferentes ambientes da casa

Nos quartos:

Nos quartos de bebê os nichos podem compor com prateleiras para organizar brinquedos e enfeites. Misturando nichos de cores e tamanhos diferentes você consegue tornar o ambiente mais divertido e alegre.

nicho quarto crianças

Para crianças e adolescentes eles podem servir como escrivaninha, para guardar livros e jogos e até mesmo actions figures.

nicho quarto adolescente

Já para os adultos, os nichos podem substituir os criados-mudos, ao lado da cama, para guardar o celular enquanto dorme, um livro, remédios ou apenas uma moringa com água fresca.

nicho quarto casal

Os mais moderninhos podem usar ainda os nichos para guardar maquiagens, roupas e acessórios, mas cuidado, para isso você precisa manter tudo muito organizado.

Na sala:

Os nichos podem ser utilizados para abrigar equipamentos eletrônicos como um vídeo game ou home theater ou até mesmo como uma estante ou painel.

nichos sala

Com ou sem iluminação, eles podem armazenar, fotografias, souvenires de viagem e pequenas plantas.

Você ainda pode utilizá-los para guardar controle remotos para que não fiquei “atirados” no sofá enquanto não são usados.

Office:

Uma combinação de diferentes nichos e prateleiras na sua sala podem resultar em uma útil escrivaninha, para quem precisa trabalhar em casa e não tem a disponibilidade de um quarto dedicado para ser um escritório.

Você pode utilizar os nichos para guardar blocos, papéis, canetas, documentos estojos, livros e até uma plantinha para quebrar o ambiente formal, por que não?

nicho office

Sala de jantar:

Aposte em nichos de MDF com cores sóbrias, nichos de metal ou vidro e crie uma adega ou espaço para armazenar taças.

nichos na sala

No banheiro:

Os nichos embutidos no box podem servir para armazenar cremes de banho, shampoos, condicionadores e sabonetes.

Eles podem ser de vidro ou mármore, com ou sem prateleiras, escolha um material que seja fácil de limpar.

Você também pode instalar nichos abaixo da pia, onde poderá armazenar toalhas limpas, sabonetes, algodão e objetos menores.

Aposte nos modelos fechados para guardar rolos extras de papel higiênico, lenços umedecidos, absorventes e aparelho de barbear.

nicho no banheiro

Na cozinha:

De temperos a canecas, use a imaginação para aproveitar espaços pequenos. Você pode utilizar próximo acima da pia como suporte para os temperos.

Atente-se para o material para facilitar a limpeza.

Naqueles apartamentos, onde não se pode furar as paredes, seja por uma questão estrutural do prédio ou por ser um imóvel de aluguel, nichos em torre podem fazer o papel das prateleiras sem precisar de furos.

nicho na cozinha

Como escolher um nicho?

A melhor forma de escolher um nicho é, primeiro, avaliar o espaço que você tem, pois eles devem ser apropriados para o espaço.

Para escolher uma altura ideal, temos algumas referências de altura do espaço que os objetos mais usados ocupam nas prateleiras.

Livros: 25 a 35 cm de altura;

Papéis: 20 a 30 cm de altura;

Panelas: 20 a 35 cm de altura;

Louças e Cristais: 15 a 25 cm de altura;

Garrafas: 10 cm de altura;

Toalhas e lençóis: 30 a 40 cm de altura.

Quanto à profundidade, a maior parte dos objetos tais como livros, louças e cristais pedem nichos de 20cm a 30cm.

Miniaturas, colecionáveis, lembrancinhas de viagem e porta-retratos menores, em geral ocupam a partir de 10 cm de profundidade.

 

São muitas ideias e muitas formas de utilizar os nichos na organização e decoração do seu apê. Pesquise, planeje e escolha o que mais combina com você e que vai ser útil no seu dia a dia.

Quer se inspirar? Visite nosso Pintrest.

Tem uma sugestão de conteúdo que você gostaria de ver aqui? Mande pra gente nos comentários.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!