15 de novembro de 2019 Meu Apê

Conheça os 4 problemas mais comuns na reforma do apartamento

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Vai dar um upgrade no seu apartamento e quer evitar os problemas comuns na reforma? Muitos proprietários acreditam que reformas são simples e basta economizar o dinheiro necessário para conseguir transformar o seu apê naquilo com que sempre sonhou. Todavia, há muitas surpresas que você não quer descobrir apenas na hora H.

Por isso, confira as dicas que preparamos para lhe ajudar a evitar problemas comuns na reforma e saiba quais são os desafios mais frequentes ao repensar um apê.

1. Falta de planejamento

O problema mais comum nas reformas é a falta de planejamento. Não estamos falando aqui apenas no aspecto financeiro desse tipo de empreitada, mas também na organização para garantir que tudo dê certo com a sua reforma.

Deixar de conferir, por exemplo, as regras do condomínio para conduzir uma reforma de apartamento é um dos erros comuns que vêm com a falta de planejamento e que podem gerar bastante estresse para quem decidiu reformar ou redecorar.

Toda reforma virá com algumas situações inesperadas. Consulte o projeto do seu apartamento para não se deparar com nenhuma surpresa e procure se adiantar em relação às permissões e documentação necessárias para proceder e deixe para se surpreender apenas com o inevitável.

2. Atrasos e extensões

Os prazos das reformas costumam ser também uma grande dor de cabeça para quem planeja repensar o espaço em que vive. Como imprevistos são inevitáveis, é preciso saber o que fazer caso tenha que alongar a sua reforma por mais uma semana ou até alguns meses.

Confira com a equipe do edifício em que mora quais são as regras nesses casos, verifique se é possível manter os horários de trabalho que os profissionais contratados estão utilizando e lembre-se de solicitar uma extensão do prazo inicial. Assim, você garante que tudo correrá bem, mesmo que os resultados só possam ser vistos ao final de um prazo maior do que imaginou.

3. Problemas legais

Você sabia que grande parte das cidades exigem alvarás para que uma reforma possa acontecer? Muitos moradores de primeira viagem desconhecem as regulamentações do local em que vivem e acabam passando aperto por causa disso.

Sempre que possível procure conversar com o arquiteto ou engenheiro sobre os códigos de construção da sua cidade, verifique toda a burocracia na prefeitura e, se preciso, entre em contato com um advogado. Esses profissionais ajudarão você a superar os percalços necessários para concluir uma reforma com sucesso.

A ABNT regula a participação desses profissionais no processo de reforma e, para que corra tudo bem com as mudanças no seu apartamento, é uma boa ideia consultar a NBR 16.280:2015.

4. Orçamento apertado

Nem toda reforma precisa colocar os donos do apartamento no vermelho. Mas, às vezes, até modificações simples em áreas específicas do apartamento podem acabar custando caro. Por isso, é preciso ter uma margem com que trabalhar.

Sempre reserve 10% a mais do que imaginou gastar na sua reforma. Dessa maneira, poderá cobrir com facilidade as documentações que faltaram, os materiais e dias de trabalho extra e qualquer outra situação não planejada que surgir.

Reformar pode lhe deixar com dores de cabeça, por isso, ao comprar um imóvel usado coloque na ponta do lápis se você realmente quer passar por todos os percalços que isso pode representar.

Consulte um arquiteto, entre em contato com bons fornecedores e comece o quanto antes a fazer uma lista das etapas da reforma. Esses passos vão lhe ajudar a se organizar melhor para quando o momento chegar.

E aí, você consegue evitar esses problemas comuns na reforma? Que tal pular completamente essa etapa e ir morar em um apartamento novo e com a sua cara? Fale agora mesmo com a equipe Yticon e conheça nossas ofertas!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!