29 de novembro de 2021 Morar Sozinho

Novembro Azul, importância da prevenção contra o Câncer de Próstata

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O mês de Novembro é o mês oficial de prevenção ao Câncer de Próstata, segunda doença que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele. Com a iniciativa de conscientizar a população em geral, principalmente a masculina, o Novembro Azul, foi criado para falar sobre esse tema que ainda é tabu e segue sendo evitado por muitos homens, por puro preconceito.

A Yticon, pensando na saúde e no melhor de nossos colaboradores e clientes, fez uma matéria completa com tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata. Confira abaixo.

Conscientizando-se sobre o Novembro Azul

A gente sabe que cuidar da saúde é uma recomendação pra população em geral, independente do sexo, e que prevenção é o melhor caminho para evitar doenças graves que podem comprometer a saúde de forma irreversível.

Algumas dessas doenças, pela quantidade de pessoas afetadas ou pela gravidade, possuem campanhas de conscientização dedicadas, no mundo todo, como no caso do câncer de mama e de próstata.

As mulheres já têm o hábito de cuidar da saúde mais incorporado a sua rotina, mas na população masculina ainda vemos muito descaso em relação aos cuidados médicos.

É da necessidade de estimular os homens a cuidarem melhor da saúde e de conscientizá-los a respeito do câncer de próstata e de fazer exames preventivos que surge a campanha Novembro azul.

O câncer de próstata, atinge a glândula que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Sendo o responsável por produzir parte do sêmen, que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado, daí a importância da prevenção – quanto mais cedo começar a realizar os exames, maior a chance de detectar ele ainda no início.

De acordo com Roni Fernandes, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a maioria dos homens ainda resiste a fazer exames preventivos e a buscar o diagnóstico precoce porque associa o cuidado com a saúde a uma demonstração de fraqueza.

Prevenindo-se contra a doença do câncer de próstata

A prevenção junto com o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença de frente.

No primeiro momento, o câncer de próstata chega de forma silenciosa, não apresentando sintomas, quando começa a aparecer a doença já se encontra em um estágio muito avançado, o que dificulta a cura. Dessa forma, a doença, se diagnosticada no início, pode ter de 80% a 90% de chance de cura, segundo o oncologista Fernando Maluf.

Existem dois tipos de exames para detectar o câncer de próstata, o exame PSA e o exame retal. É recomendado que os homens iniciem os exames a partir dos 50 anos de idade, ou 45 anos caso tenha histórico familiar. Quem vai determinar qual o melhor exame para cada caso específico é o urologista.

Devido à natureza do exame muitos homens se sentem constrangidos de realiza-lo, mas vale lembrar que ambos os procedimentos duram apenas alguns segundos, sendo feitos de forma rápida e isolada e por um profissional capacitado que está ali somente para cuidar da sua saúde.

O ideal é que ambos sejam realizados, pois sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.

Caso após esses 2 exames ainda haja a suspeita de tumor, o profissional pode pedir o exame de biópsia da próstata com o intuito de identificar as células cancerígenas ou outros exames complementares.

Fatores de Risco

A causa do câncer de próstata ainda é desconhecida, embora especialistas indiquem a influência de fatores e de risco. Este tipo de câncer segue carregado de mitos que prejudicam ainda mais a busca por ajuda, em meio a tantas informações, muitos homens sentem-se perdidos na hora de buscar o tratamento.

Separamos aqui alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata que você deveria ficar atento. São eles:

  • Idade:

A idade é um fator de risco importante, uma vez que a incidência e a mortalidade aumentam relativamente após os 50 anos;

  • Hereditariedade:

Histórico familiar; podendo refletir fatores genéticos, hábitos alimentares ou estilo de vida de risco;

  • Obesidade, tabagismo e consumo de álcool

Excesso de gordura corporal, alto consumo de bebidas alcoólicas – consumidos com frequência – e o tabagismo podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata;

Além disso, identificou-se que homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer, então fique atento.

Possuir esses fatores de risco não significa que você irá certamente desenvolver o câncer de próstata, mas é um sinal de que você deve procurar um médico, repensar seus hábitos e tomar um cuidado ainda maior.

Como comentamos acima, em cerca de 90% dos casos o câncer de próstata não demonstra qualquer sintoma, isso geralmente só ocorre quando a doença está em estágios mais avançados.

Fique atento aos seguintes sinais:

  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no semen;

Vale um reforço: não espere pelos sintomas, se previna através de uma consulta regular ao urologista e através dos exames preventivos.

Caso perceba qualquer um dos sintomas ou outras alterações em sua saúde, procure ajuda médica.

A importância de cuidar da saúde masculina

O autocuidado é algo que todos deveríamos ter, cuidar de si, manter uma alimentação saudável (uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras é fundamental); manter o corpo fisicamente ativo (qualquer atividade que mantenha seu corpo em movimento) e visitar regularmente o médico é algo essencial para a saúde em geral e pode colaborar para a prevenção deste câncer.

É preciso desenvolver, com o tempo, um olhar atento e cuidadoso com os hábitos existentes em nossas vidas, incluindo uma rotina em que você se sinta bem e faça atividades que evitem a proliferação de células anormais, podendo ajudar na prevenção de várias outras doenças e não só do câncer.

Catharina Cuellar, assessora científica do escritório de Equidade, Gênero e Diversidade Cultural da entidade pan-americana, adverte: “Os homens ainda vão pouco ao médico e, quando vão, não tomam a medicação prescrita nem seguem o tratamento recomendado”.

Temos então a conclusão de que: eles adoecem e sofrem mais. Desse modo, quem se preocupa com a saúde e deseja ter a melhor qualidade de vida possível, deve superar preconceitos e começar a se cuidar.

Saiba o que é normal no seu corpo e caso perceba alguma mudança, procure um médico. 

Junte-se na campanha Novembro Azul

Com todas essas informações de prevenção e conscientização sobre o Novembro Azul a Yticon reforça: o câncer de próstata tem cura, quanto mais cedo identificado maiores são as chances de o tratamento ser eficaz, por isso a importância de realizar exames de rotina desde cedo.

Lembre-se: O cuidado com a sua saúde deve estar presente no ano inteiro, não deixe sua saúde para depois! Vergonha é não se cuidar.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!