Novembro Azul, importância da prevenção contra o Câncer de Próstata
O mês de Novembro é o mês oficial de prevenção ao Câncer de Próstata, segunda doença que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele. Com a iniciativa de conscientizar a população em geral, principalmente a masculina, o Novembro Azul, foi criado para falar sobre esse tema que ainda é tabu e segue sendo evitado por muitos homens, por puro preconceito.
A Yticon, pensando na saúde e no melhor de nossos colaboradores e clientes, fez uma matéria completa com tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata. Confira abaixo.
Conscientizando-se sobre o Novembro Azul
A gente sabe que cuidar da saúde é uma recomendação pra população em geral, independente do sexo, e que prevenção é o melhor caminho para evitar doenças graves que podem comprometer a saúde de forma irreversível.
Algumas dessas doenças, pela quantidade de pessoas afetadas ou pela gravidade, possuem campanhas de conscientização dedicadas, no mundo todo, como no caso do câncer de mama e de próstata.
As mulheres já têm o hábito de cuidar da saúde mais incorporado a sua rotina, mas na população masculina ainda vemos muito descaso em relação aos cuidados médicos.
É da necessidade de estimular os homens a cuidarem melhor da saúde e de conscientizá-los a respeito do câncer de próstata e de fazer exames preventivos que surge a campanha Novembro azul.
O câncer de próstata, atinge a glândula que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Sendo o responsável por produzir parte do sêmen, que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.
Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado, daí a importância da prevenção – quanto mais cedo começar a realizar os exames, maior a chance de detectar ele ainda no início.
De acordo com Roni Fernandes, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a maioria dos homens ainda resiste a fazer exames preventivos e a buscar o diagnóstico precoce porque associa o cuidado com a saúde a uma demonstração de fraqueza.
Prevenindo-se contra a doença do câncer de próstata
A prevenção junto com o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença de frente.
No primeiro momento, o câncer de próstata chega de forma silenciosa, não apresentando sintomas, quando começa a aparecer a doença já se encontra em um estágio muito avançado, o que dificulta a cura. Dessa forma, a doença, se diagnosticada no início, pode ter de 80% a 90% de chance de cura, segundo o oncologista Fernando Maluf.
Existem dois tipos de exames para detectar o câncer de próstata, o exame PSA e o exame retal. É recomendado que os homens iniciem os exames a partir dos 50 anos de idade, ou 45 anos caso tenha histórico familiar. Quem vai determinar qual o melhor exame para cada caso específico é o urologista.
Devido à natureza do exame muitos homens se sentem constrangidos de realiza-lo, mas vale lembrar que ambos os procedimentos duram apenas alguns segundos, sendo feitos de forma rápida e isolada e por um profissional capacitado que está ali somente para cuidar da sua saúde.
O ideal é que ambos sejam realizados, pois sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
Caso após esses 2 exames ainda haja a suspeita de tumor, o profissional pode pedir o exame de biópsia da próstata com o intuito de identificar as células cancerígenas ou outros exames complementares.
Fatores de Risco
A causa do câncer de próstata ainda é desconhecida, embora especialistas indiquem a influência de fatores e de risco. Este tipo de câncer segue carregado de mitos que prejudicam ainda mais a busca por ajuda, em meio a tantas informações, muitos homens sentem-se perdidos na hora de buscar o tratamento.
Separamos aqui alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata que você deveria ficar atento. São eles:
- Idade:
A idade é um fator de risco importante, uma vez que a incidência e a mortalidade aumentam relativamente após os 50 anos;
- Hereditariedade:
Histórico familiar; podendo refletir fatores genéticos, hábitos alimentares ou estilo de vida de risco;
- Obesidade, tabagismo e consumo de álcool
Excesso de gordura corporal, alto consumo de bebidas alcoólicas – consumidos com frequência – e o tabagismo podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata;
Além disso, identificou-se que homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer, então fique atento.
Possuir esses fatores de risco não significa que você irá certamente desenvolver o câncer de próstata, mas é um sinal de que você deve procurar um médico, repensar seus hábitos e tomar um cuidado ainda maior.
Como comentamos acima, em cerca de 90% dos casos o câncer de próstata não demonstra qualquer sintoma, isso geralmente só ocorre quando a doença está em estágios mais avançados.
Fique atento aos seguintes sinais:
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no semen;
Vale um reforço: não espere pelos sintomas, se previna através de uma consulta regular ao urologista e através dos exames preventivos.
Caso perceba qualquer um dos sintomas ou outras alterações em sua saúde, procure ajuda médica.
A importância de cuidar da saúde masculina
O autocuidado é algo que todos deveríamos ter, cuidar de si, manter uma alimentação saudável (uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras é fundamental); manter o corpo fisicamente ativo (qualquer atividade que mantenha seu corpo em movimento) e visitar regularmente o médico é algo essencial para a saúde em geral e pode colaborar para a prevenção deste câncer.
É preciso desenvolver, com o tempo, um olhar atento e cuidadoso com os hábitos existentes em nossas vidas, incluindo uma rotina em que você se sinta bem e faça atividades que evitem a proliferação de células anormais, podendo ajudar na prevenção de várias outras doenças e não só do câncer.
Catharina Cuellar, assessora científica do escritório de Equidade, Gênero e Diversidade Cultural da entidade pan-americana, adverte: “Os homens ainda vão pouco ao médico e, quando vão, não tomam a medicação prescrita nem seguem o tratamento recomendado”.
Temos então a conclusão de que: eles adoecem e sofrem mais. Desse modo, quem se preocupa com a saúde e deseja ter a melhor qualidade de vida possível, deve superar preconceitos e começar a se cuidar.
Saiba o que é normal no seu corpo e caso perceba alguma mudança, procure um médico.
Junte-se na campanha Novembro Azul
Com todas essas informações de prevenção e conscientização sobre o Novembro Azul a Yticon reforça: o câncer de próstata tem cura, quanto mais cedo identificado maiores são as chances de o tratamento ser eficaz, por isso a importância de realizar exames de rotina desde cedo.
Lembre-se: O cuidado com a sua saúde deve estar presente no ano inteiro, não deixe sua saúde para depois! Vergonha é não se cuidar.
COMENTÁRIOS: