14 de dezembro de 2018 Morar Sozinho

Não deixe os preparativos da Festa de Natal para a última hora!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O mês de dezembro passa voando e quando menos se espera, o Natal chegou. A organização da festa vai toda no atropelo, junto com a promessa de que no ano seguinte será diferente.

Tudo bem que já estamos avançando no mês de dezembro, dia 25 está aí, mas ainda dá tempo de fazer uma bela festa sem perder o fôlego. Confira as dicas!

A montagem da árvore de Natal e do presépio são momentos muito especiais para serem vividos em família. É um momento de reflexão e de ensinamento para os filhos sobre os festejos e sobre a importância de brindar uma das festas mais importantes para os cristãos. Na tradição natalina, o Tempo do Advento, período das quatro semanas que antecedem o dia de Natal, é uma época de preparação e espera, que dura até a véspera. No primeiro domingo do Advento, que é quando se costuma montar a árvore e o presépio, mas não há uma data certa. Veja algumas dicas de decoração da mesa de Natal aqui.

Agora voltemos nossas atenções para os preparativos da Festa de Natal. O bom dessa lista de tarefas é que ela pode ser seguida antes de qualquer festa, em qualquer época do ano. E não importa se na sua casa o costume é fazer a ceia de 24 para 25 de dezembro, se é o almoço do dia 25. Ou os dois. O processo é o mesmo. Vamos lá!

Convidados

Saber a quantidade de pessoas é essencial para organizar os demais preparativos do evento. Defina uma lista e lembre-se: convidar mais pessoas do que o espaço que sua casa comporta é um grande erro! Pense em pequenos grupos para que todos fiquem à vontade e você, mais tranquilo.

Independente do motivo da festa – amigo secreto, Natal, Ano Novo ou apenas uma reunião com os amigos ou com a família, vale a pena fazer um convite. Pode ser só um Save the Date, por email, whatsapp ou msg. Só não esqueça de pedir confirmação de presença. Uma semana antes, peça confirmação e reforce o horário e local.

Divida a lista em três partes: mulheres, homens e crianças para facilitar na hora de calcular a quantidade necessária de comidas e bebidas.

Faça as compras alguns dias antes. Para economizar e fugir das filas dos supermercados, compre bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível. Lembre-se de que os preços costumam subir nas semanas próximas ao Natal.

Veja o que você pode adiantar na organização: separação de louças, talheres, taças e copos, assim como toalhas e guardanapos. O que puder preparar no dia anterior para adiantar o seu trabalho, faça! E se puder pedir ajuda do marido, mãe, prima, irmã, comadre… peça! Assim todo mundo participa e fica tudo mais bacana.

No dia, comece os preparativos cedo para ter um tempinho para descansar antes dos convidados chegarem. Se não for convidar os vizinhos, é uma atitude gentil avisá-los do evento e pedir desculpas antecipadas pelo incômodo.

 

Cardápio básico para a Ceia de Natal

Entrada: Algumas entradas, como tortas e quiches, podem ser preparadas e congeladas algumas semanas antes. Ou pode montar uma tábua de frios no dia anterior e guardá-la na geladeira coberta com plástico filme Pvc.

Carnes: a grande estrela é o peru, mas você pode substituí-lo por chester ou bacalhau.

Acompanhamentos: arroz branco, arroz à grega, arroz de forno, farofa com passas e nozes, salpicão e maioneses. Escolha pelo menos dois desses pratos para servir junto com o assado.

Sobremesas: finalize a ceia servindo um doce típico do natal. Rabanada, pavê, mousse e panetone são opções deliciosas e acessíveis ao orçamento.

Bebidas: O cálculo para o consumo de bebida é 500 ml de água, 500 ml de suco e de refrigerante e três latinhas de cerveja por pessoa.

Uma boa opção para essas recepções é montar um Buffet Americano para que os convidados se sirvam. Caso não haja lugar à mesa, providencie bandejas ou apoio de colo para que todos se acomodem.

Reserve um espaço para que as crianças brinquem à vontade.

Decore sua casa com objetos natalinos, e se quiser fazer um carinho especial, presenteie cada família com algo especial como forma de agradecimento pela presença. Caso não tenha dado para comprar um presente, dê uma lembrancinha para seus convidados. Cupcakes natalinos e biscoitos de gengibre são boas dicas para agradar amigos e familiares.

 

Estas dicas te ajudaram? Esperamos que o seu Natal seja glorioso e que 2019 seja repleto de realizações, incluindo evidentemente, o seu novo apê! Conte conosco!!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!