2 de outubro de 2020 Meu Apê

Manutenção x Garantia: qual a diferença?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Imagine a seguinte situação: você compra aquele carro que tanto queria, repleto de tecnologias e com a maior garantia de fabricação do mercado. Porém, apesar da garantia recebida, o veículo necessita de um plano de manutenção que deve ser seguido a risca para que você possa contar com esse respaldo.  Com o seu apartamento, o cenário é parecido.

Por alguma razão, algumas pessoas acham que os imóveis não merecem receber cuidados básicos de manutenção e que todos os problemas que podem ocorrer estão diretamente relacionados a falhas construtivas, e isso não é verdade.

Para desmistificar esse pensamento, decidimos explicar o que é a garantia do imóvel e quando cabe ao morador realizar a manutenção de apartamento. Acompanhe este post e saiba mais!

O que é garantia do imóvel?

Toda construtora deve oferecer uma garantia contra danos aparentes e ocultos de um imóvel. Trata-se de uma proteção garantida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso o defeito seja aparente, ou seja, é possível identificá-lo a olho nu ou com uma inspeção simples, você deverá comunicar a construtora em até 90 dias após o recebimento da sua unidade ou anterior a intervenções no local. Após esse período, o item não está mais coberto pela assistência técnica.

Agora, se o dano não for aparente, como um vício oculto, existem prazos específicos para cada sistema que devem ser consultados em sua ‘Tabela de Garantias’, que a construtora/incorporadora tem por obrigação entregar ao proprietário no momento da entrega das chaves. Todas essas informações, assim como os contatos da empresa, manutenções preventivas, projetos e especificações técnicas, estarão disponíveis no manual do proprietário. Por isso, guarde com cuidado esse documento!

O que é manutenção do imóvel?

A manutenção é um processo de cuidado e conservação do seu imóvel — o que é algo esperado do proprietário, afinal de contas, comprar um apartamento é uma grande conquista financeira. Por que alguém não cuidaria do que é seu?

Existem alguns sinais que indicam que a manutenção de apartamento é necessária. Por exemplo, perda de brilho e pigmentação nas pinturas, ralos e sifões com escoamento lento que indica obstrução por sujeiras ou aparecimento de pequenas falhas nos rejuntes, são alguns dos itens que indicam que o prazo para a realização das suas manutenções de forma preventiva, está sendo extrapolado. Sendo assim, é importante avaliar os itens e realizar o quanto antes as intervenções necessárias, a fim de evitar problemas maiores e assim preservar a garantia fornecida ao seu imóvel, além de mantê-lo com aspecto de novo por muito tempo!

O ideal é manter uma periodicidade em suas manutenções, evitando que o tratamento só ocorra depois que o problema está instado. Assim evitamos muitos gastos desnecessários!

Existe uma Norma Brasileira NBR 5674, que possui uma sugestão de ‘Plano de Manutenção’ para os imóveis, ela pode te auxiliar com este assunto e garantir um plano de manutenções assertivo para o seu apartamento.

Você sabe o que é manutenção preventiva e corretiva?

Tratam-se de conceitos comuns na construção civil e entendê-los pode te poupar muita dor de cabeça!

A manutenção preventiva, trata-se de itens que realizamos em nosso imóvel a fim de garantir a sua funcionalidade e estética, sem nenhum prejuízo. Ela cuida dos sistemas, mitigando possíveis problemas que possam ocorrer que gerariam grandes danos e altos custos para correção. Ou seja, o investimento é muito menor e ainda mantemos nosso patrimônio bem cuidado.

Já na manutenção corretiva, a ação é tomada quando ocorre um problema causado pela ausência e/ou ineficiência de manutenções preventivas, ou seja, a ausência do cuidado gera um dano e um prejuízo financeiro, pois estas manutenções além de serem muito custosas, também podem acarretar em uma sequência de outros danos causados por um mesmo problema.

É como no caso do nosso carro novo, que citamos no início da nossa conversa. Se deixamos de trocar o óleo de motor no tempo correto e previsto pelo fabricante, os danos posteriores não irão acarretar somente na necessidade da troca do óleo, mas também em danos sérios no motor. Percebem as semelhanças?

Bem, agora que você entendeu a importância das manutenções preventivas, faça o possível para sempre cuidar bem do espaço e mantê-lo em perfeito estado de funcionamento. Lembre-se que, sempre que necessário, a construtora poderá ser acionada para corrigir defeitos ocultos, casos eles ocorram. Afinal, a garantia de imóvel é um direito do comprador.

Quer receber outras dicas do mercado imobiliário? Então siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!