26 de outubro de 2018 Educação Financeira

Economizando pra comprar um apê

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar um apê é o sonho de muita gente. Se livrar do aluguel, ter mais estabilidade e garantir um futuro tranquilo para a família são alguns dos motivos que nos levam a tomar essa decisão.

Mas comprar um imóvel não é como comprar uma roupa ou um sapato, não é? A compra do imóvel precisa ser planejada, você precisa buscar informações, pesquisar, se organizar e fazer um planejamento financeiro.

Nesse caminho nos deparamos com algumas perguntas: Quanto preciso para comprar um imóvel? Como posso pagá-lo? Como economizar no dia a dia para alcançar meu objetivo? São alguns dilemas que queremos te ajudar a desvendar aqui!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é tomar consciência das suas possibilidades financeiras. Você precisa saber quanto gasta, como gasta e se esse gasto é realmente necessário. É dessa forma que você vai conseguir começar a guardar dinheiro para a entrada.

Você pode começar anotando em um caderno ou planilha todas as suas despesas, tanto as fixas, como água, luz, telefone, aluguel, supermercado, e as variáveis como presentes e saidinhas para bares e restaurantes.

Na mesma planilha, anote suas receitas. Dessa forma você pode comparar quanto ganha e quanto gasta e verificar se seu saldo está positivo ou negativo.

Comece a poupar

Para comprar um apê você vai precisar economizar, isso é óbvio. Mas quanto dos seus ganhos você separa para a poupança?

Seja para a entrada ou para a documentação, você precisará desse dinheiro. Crie o hábito de guardar pelo menos 10% do seu salário todo mês para a poupança.

Estabeleça uma meta, economizar 200 reais por mês, todos os meses por 4 anos, por exemplo, ou ainda, destinar todo o seu 13º para a poupança.

Corte itens supérfluos

Concretizar o sonho do ter seu próprio apê exige alguns sacrifícios. Se para guardar um dinheiro você precisar cortar alguns itens da sua lista, entenda como um mal necessário.

Por exemplo, se você vai a um bar ou restaurante 1x por semana, reduza para 1x por mês. Diminua gastos com presentes, roupas, sapatos e economize no transporte.

Observe seus hábitos diários e veja como é possível economizar nas contas de água e energia, assim você vai ajuda o seu bolso e o meio ambiente, ao mesmo tempo.

Lembre-se, aquele sorvete ou bala que custa R$2,00, pode se acumular e no final do mês ele pode representar R$100,00 que você poderia ter economizado.

Faça testes

Se você mora com seus pais e deseja comprar seu próprio imóvel, faça um teste: se ofereça para pagar algumas contas da casa, assim você já vai se acostumando com os novos custos que terá quando morar no seu próprio apê.

Se seus pais não fizerem questão da sua participação nas contas, aproveite a folga para poupar ainda mais.

economizar para comprar seu apê

Com planejamento e disciplina você pode conquistar esse sonho. Se esforce para tornar essas dicas um hábito. Assim, você conseguirá fazer as reservas necessárias para dar entrada no seu apê.

Quanto conseguir realizar esta primeira etapa você vai passar para o próximo passo: como escolher o seu apartamento. São muitos detalhes para observar, como planta, localização, facilidades e acabamento. Mas isso é papo pra outros posts.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!