Fogão ou cooktop: qual deles é a melhor opção para a sua cozinha?
Fogão ou cooktop: qual é a melhor opção para decorar o seu apartamento novo? Ao planejar uma cozinha, uma decisão bastante importante diz respeito a esses dois eletrodomésticos. Tudo dependerá de seu perfil, das suas necessidades e do espaço disponível no ambiente.
Neste artigo, você entenderá melhor as vantagens e desvantagens de ambos utensílios e qual o mais indicado para equipar sua cozinha. Confira!
Fogão: vantagens e desvantagens
O fogão é a grande estrela da cozinha e é um eletrodoméstico que não pode faltar na sua lista de compras para o novo apartamento. Mas, será que você precisa mesmo de um equipamento convencional? Com a evolução dos eletrodomésticos, muitas cozinhas deixaram de usar o fogão, que foi substituído pelos mais modernos e inovadores cooktops, sejam os tradicionais a gás ou por indução.
Mas o fogão ainda tem diversas vantagens. Veja a seguir algumas delas:
- a maioria tem um forno embutido, dispensando a compra de dois equipamentos;
- alguns têm menor preço se comparados aos cooktops;
- a maioria dos fogões funciona exclusivamente a gás e pode ser ligada ao gasoduto do seu prédio;
- há modelos para embutir, que podem ser combinados com a marcenaria, para dar um ar discreto ao eletrodoméstico.
Cooktop: vantagens e desvantagens
Há uma porção de vantagens em escolher um cooktop para equipar a sua cozinha. Esse tipo de eletrodoméstico, no geral, ocupa muito menos espaço do que um fogão convencional, criando um ambiente clean e bastante elegante.
Porém, existem também algumas desvantagens em relação aos cooktops, como não ter forno embutido. Então, se quiser esta função, terá que comprar outro eletrodoméstico. Nas cozinhas planejadas, o espaço para armazenar o forno e o cooktop é pensado desde o princípio, que podem ser embutidos na bancada e na marcenaria.
Entre os demais benefícios de se escolher um cooktop, temos:
- ideal para bancadas planejadas;
- ele é mais moderno e ocupa menos espaço;
- as versões sob indução — e não a gás — podem ser encontradas por preços competitivos;
- se não há instalação de gás no seu edifício, os modelos de cooktop elétricos ou por indução facilitarão a mudança;
- há diversas modalidades de acabamento, como inox e vitrocerâmica, que conferem modernidade ao ambiente.
Qual escolher: fogão ou cooktop?
Na hora de escolher entre fogão ou cooktop é preciso olhar para as suas necessidades na cozinha, atentar para o orçamento da reforma e entender como quer planejar seu espaço. Quem usa bastante o forno, por exemplo, verá mais vantagem em adquirir um eletrodoméstico que tenha as duas funções. Muitas vezes o preço final será menor do que comprar os equipamentos separadamente.
Outro ponto a se considerar na hora de escolher entre fogão e cooktop é o tamanho do ambiente. Em cozinhas menores, separar cooktop e forno vai permitir tomar decisões mais inteligentes no design e na funcionalidade do espaço. Já em ambientes amplos, fica mais fácil definir um local para a instalação de um fogão.
Se você já tem um desses eletrodomésticos, a decisão fica ainda mais simples. Caso o seu fogão esteja em bom estado e haja espaço para ele no novo ambiente, leve-o com você. Se for planejar toda a cozinha e quiser um ambiente mais amplo, o cooktop trará versatilidade para esse espaço importantíssimo da sua casa.
Pensando na decoração do seu apartamento novo? Assine a nossa newsletter e receba dicas para planejar o seu imóvel ideal!
COMENTÁRIOS: