18 de maio de 2020 Meu Apê

Veja as 5 melhores plantas para apartamento aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Uma das principais tendências na decoração de apartamentos é o uso de vegetação. Ela aproxima a natureza do nosso dia a dia, torna os ambientes mais aconchegantes e descontraídos, e ainda melhora a qualidade do ar. Além disso, cuidar das plantas pode se tornar uma atividade terapêutica.

Para isso, é importante conhecer as condições do local e as características das plantas que deseja cultivar. O espaço de um apê, por exemplo, nem sempre é o mais indicado para todas as espécies que encontramos nas lojas.

Como então escolher as melhores plantas para apartamento? Confira algumas das espécies mais recomendadas, seus cuidados e em que condições elas se adequam melhor!

1. Suculentas

As suculentas são muito populares nos círculos de decoração porque exigem uma manutenção baixa. Elas não necessitam de muito sol, nem precisam ser regadas com frequência. Por isso, são ideais para quem quer ter plantas em casa e não tem muito tempo para se dedicar a elas. Considere adquirir um vaso maior para suas suculentas. Assim, você pode plantar diferentes cores e formatos em um único espaço.

2. Bromélias

As bromélias também são espécies bastante resistentes, ideais para os apartamentos com baixa incidência de luz solar. Elas conseguem sobreviver bem com as lâmpadas artificiais ou com os raios que recebem em um parapeito, ao lado da janela. Você pode trocar os vasos em que elas estão ou levá-las em uma viagem que elas permanecerão firmes.

3. Violetas

As violetas, além lindas, são plantas fáceis de encontrar. Mesmo nos supermercados é possível achar muitas mudas dessas flores que tornam qualquer ambiente mais agradável. Mas, fique de olho: a violeta não precisa de muita luz solar, podendo ser prejudicada se recebê-la demais. Por isso, coloque-a sempre longe de onde há iluminação direta do sol.

4. Samambaia

A samambaia é uma das plantas mais brasileiras que existem, dando um ar tropical para qualquer lugar. Elas são espécies pendentes e se adaptam melhor onde encontram mais espaço para crescer. Portanto, se optar por incluí-las na decoração, aposte em vasos suspensos. Eles deixarão a planta crescer perpendicularmente e com liberdade.

5. Pacová

O pacová é outra planta folhosa muito indicada para apartamentos. Assim como a violeta, essa espécie não pode receber a luz direta do sol. Tem melhor adaptação em espaços internos que em sacadas e parapeitos.

Entretanto, o pacová exige um pouco mais de trabalho, pois, sempre que o solo estiver secando, ele precisa ser molhado. Investir em um sistema de irrigação autônomo (como o uso de garrafas invertidas) pode ajudar a manter essa planta viva.

Gostou dessas ideias de plantas para decoração de apartamento? Antes de comprar as mudas e os vasinhos, atente para os seguintes cuidados que ajudarão a garantir plantas saudáveis e bonitas:

  • o solo é o que há de mais importante para a saúde de uma planta. Por isso, faça trocas periódicas na terra dos seus vasos a fim de que ela esteja sempre rica em nutrientes;
  • o furo de escoamento dos vasinhos ajuda bastante a retirar o excesso de água, mas, para garantir que as suas plantas não sujem a casa, crie um filtro no fundo do vaso com materiais orgânicos. Pedras ou argila combinadas com uma manta geotêxtil evitam que terra se espalhe;
  • estude os espaços em que incluirá as suas plantas. As espécies de apartamento demandam menos luz, mas não podem ficar sem a presença de alguns raios de sol para se manterem saudáveis;
  • evite colocar plantas muito folhosas na varanda do apartamento. O excesso de vento pode prejudicar o crescimento delas;
  • para que a decoração fique elegante, uma dica é comprar vasos semelhantes, mas em tamanhos diferentes. Eles ajudarão a manter as suas plantas visualmente equilibradas.

Como vimos, utilizar vegetação na decoração ajuda a trazer vida nova para os ambientes e melhora a qualidade do ar. É uma boa ideia optar por elas quando se quer renovar o visual doméstico sem gastar muito com isso. Para isso, é necessário conhecer bem as espécies e os cuidados que elas necessitam.

E aí, já tem tudo o que precisa para começar o seu pequeno jardim? Acha que faltou alguma dica na nossa lista de plantas para apartamento? Então, deixe um comentário!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!