Outubro Rosa, entenda a importância da prevenção
O mês de Outubro é conhecido mundialmente como o mês da Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama, doença que atinge no Brasil uma estimativa de cerca de 2,3 milhões de mulheres durante o ano de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
O Câncer de mama é uma doença silenciosa, portanto requer cuidado redobrado na prevenção. Cerca de 34% dos casos são descobertos em exames de rotina, sem o paciente ter apresentado qualquer tipo de sintoma.
Pensando nisso, a Yticon preparou um artigo completo pra ajudar na conscientização da campanha do Outubro Rosa. Acompanhe o post e saiba mais sobre a luta contra o câncer e como se prevenir!
Conscientizando-se
A luta contra o câncer de mama e sua campanha de conscientização existem desde a década de 90. O mês de Outubro ganha, portanto, o nome de “Outubro Rosa” com o objetivo de realizar campanhas que incentivem o conhecimento acerca dessa doença que até então era pouco falada.
São feitas em todo Brasil ações que falem sobre esse tipo de câncer que é o mais frequente entre as mulheres e o maior causador de mortes entre elas.
O tumor é formado pelo desenvolvimento anormal das células da mama que ao multiplicar repetidas vezes e de forma rápida formam um tumor maligno. Os sintomas podem demorar a surgir, o que torna a conscientização essencial para prevenir a doença antes que seja tarde demais.
Se diagnosticado no início, cerca de 95% dos casos possuem chance de cura. Dessa forma, a conscientização e o cuidado precoce são fundamentais nessa batalha.
Todas as mulheres, independentes da idade, devem ser estimuladas a se conhecerem para saber quando algo não vai bem em seus corpos.
Fatores de Risco
A causa do câncer de mama ainda é carregada de mitos que prejudicam ainda mais a busca por ajuda, em meio a tantas informações, muitas mulheres sentem-se perdidas na hora de buscar o tratamento.
Alguns fatores de risco, podem ser observados antes do surgimento da doença, como:
- Ter mais de 50 anos
- Não ter tido filhos
- Ter engravidado após os 30 anos
- Não ter amamentado
- Sedentarismo
- A obesidade e excesso de gordura abdominal, principalmente após a menopausa
- Caso de câncer de mama na família (mãe ou pai, irmãos ou filhos)
- Consumir bebidas alcoólicas com bastante frequência
- Ter tomado pílulas anticoncepcionais por muito tempo
Possuir esses fatores não significa que você irá certamente desenvolver a doença, mas é um sinal de que você deve repensar seus hábitos e tomar um cuidado ainda maior.
Prevenindo-se contra a doença do câncer de mama
A prevenção é a melhor forma de combater a doença de frente, por isso é preciso espalhar essa causa. O autoexame é essencial para conhecer melhor o seu próprio corpo e perceber alguma anormalidade.
Mas apenas ele não basta, é preciso fazer o exame de mamografia, que mostra-se muito importante para diagnosticar a doença no seu estágio inicial, em que apresenta pequenos nódulos até então, não visíveis a olho nu.
Para evitar tudo isso, pequenas atitudes do dia a dia podem fazer a diferença, a Yticon separou algumas dicas de como cuidar melhor do seu próprio corpo e evitar células cancerígenas, tudo com hábitos saudáveis que te ajudam a se sentir melhor tais como:
- Alimentar-se bem (possuir uma alimentação saudável e equilibrada com frutas, legumes e verduras é fundamental);
- Praticar exercícios físicos, fuja do sedentarismo (qualquer atividade que mantenha seu corpo em movimento);
- Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo;
- Evitar o estresse e cuidar da sua saúde mental;
- Ir ao médico regularmente e realizar exames de rotina;
- Amamentar
É preciso desenvolver, com o tempo, um olhar atento e cuidadoso com os hábitos existentes em nossas vidas, incluindo uma rotina em que você se sinta bem e faça atividades que evitem a proliferação de células anormais, podendo ajudar na prevenção de várias outras doenças e não só do câncer.
Lembramos que a mudança de hábitos não garante que você não desenvolva a doença, mas te ajuda a correr menos riscos.
Como realizar o autoexame
Toda mulher tem direito a cuidar de si, da sua saúde e ter acesso a exames preventivos tais como a mamografia indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante por lei esses benefícios de cuidados, diagnósticos e acompanhamentos.
O autoexame, praticado por você mesma, também é um exemplo de autocuidado necessário, mas não suficiente por completo. Ele é o primeiro passo para atentar-se a possíveis alterações no seu corpo. Para realizá-lo você precisa:
- Ficar na frente de um espelho e colocar uma de suas mãos atrás do pescoço;
- Observe se nesse primeiro momento existe alguma modificação no formato da mama;
- Com a outra mão apalpe com os dedos as mamas no sentido horário, fique atento a mudanças tais como: achatamento, saliência, vermelhidão. Pressione os mamilos para ver se eles expelem algum tipo de líquido de coloração vermelha ou anormal;
- Repita o passo anterior, mas no sentido anti-horário;
- Depois repita a operação na outra mama.
Se você detectar a presença de qualquer nódulo ou alterações, consulte um mastologista, médico especializado na saúde das mamas, para ter um diagnóstico correto.
O médico solicitará a mamografia e, de acordo com o resultado, poderá solicitar exames complementares, como uma ultrassonografia ou biópsia, caso exista algum nódulo para ser analisado.
O tratamento vai variar de paciente para paciente, de acordo com o desenvolvimento da doença, o estágio em que se encontra e diversos outros fatores.
Entre os caminhos possíveis temos: a retirada do tumor ou quimioterapia. É necessário fazer o autoexame todo mês e um exame completo junto do seu médico pelo menos uma vez ao ano.
A importância da mamografia
A mamografia é um exame simples e rápido que consiste em um raio-X da mama que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno, quase invisível. As mamas são posicionadas em uma bandeja acrílica onde é realizada a compreensão das mesmas. Não é permitido utilizar desodorantes, cremes ou talcos no dia do exame. O resultado sai em até 4 dias de forma fácil. Não é um exame feito de forma invasiva, é possível que haja um desconforto para algumas mulheres, porém é rápido e suportável.
Para mulheres mais jovens ou com mamas mais densas, o mastologista pode recomendar exames complementares, como a ultrassonografia.
No geral, existem diversos tipos de câncer de mama. Alguns com crescimento lento, outros com o desenvolvimento mais rápido. Mas uma coisa é certa, a doença em si pode ser curada facilmente quando mais cedo for detectada, sendo maiores as chances de cura.
Se o tumor apresentar no diagnostico um tamanho menor de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95% de acordo com o INCA. Quando tratados adequadamente e em um tempo apropriado, apresentam um bom prognóstico. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.
Junte-se a campanha Outubro Rosa
Com todas essas informações de prevenção e conscientização sobre o Outubro Rosa e o Câncer de Mama a Yticon te dá uma missão: incentive as mulheres da sua vida a realizarem os exames contra o câncer de mama.
Está batalha contra o câncer é ainda mais fortalecida quando possui o companheirismo de pessoas queridas e profissionais qualificados no atendimento.
E lembre-se o câncer de mama tem cura, quanto mais cedo identificado maiores são as chances de cura, por isso a importância de realizar exames de rotina desde cedo.
A Yticon apoia essa causa, somando forças contra o câncer de mama. Seja consciente, faça a mamografia, tenha o seu dia rosa.
COMENTÁRIOS: