Aprenda agora como fazer uma horta vertical em casa sem tomar muito espaço!
Que tal ter sempre temperos e alguns legumes e verduras fresquinhos para preparar suas receitas preferidas? Saiba que não é preciso dispor de um grande jardim para isso. Basta montar uma horta vertical.
Além de ter sempre à mão alimentos sem agrotóxicos, a decoração do local ficará ainda mais convidativa e charmosa. Quer saber como fazer sua própria horta sem erros? A seguir, descubra as principais dicas que você deve seguir!
Procure o lugar ideal
O primeiro passo é escolher o local para sua horta vertical. Ele deve ser bem ventilado e permitir que as plantas recebam, no mínimo, 3 horas de luz natural direta. O recomendado é que seja o sol da manhã ou do fim da tarde, pois não são tão fortes a ponto de prejudicar o cultivo.
Os lugares mais indicados são as sacadas, varandas ou mesmo cozinhas, se elas tiverem janelas amplas. Verifique se há alguma parede nesses ambientes que receba iluminação natural e que tenha espaço suficiente para plantar o que você deseja.
Escolha a estrutura
Após definir o local e o tamanho, é necessário escolher a estrutura adequada. Como a horta vertical também fará parte da decoração, utilize materiais que harmonizem com a composição do ambiente.
A estrutura mais utilizada é a treliça, que pode ser de ferro, alumínio ou madeira. Ainda há a opção de fixar pallets na parede e utilizar ganchos para prender os vasos e floreiras. Outra dica é fazer prateleiras suspensas por cordas ou correntes. Se houver espaço, você pode utilizar uma estante. Nesse caso, deve ficar afastada, no mínimo, 5 centímetros da parede para garantir uma boa ventilação.
Para plantar seus alimentos, há uma grande variedade de suportes. Os vasos plásticos são os mais conhecidos e há diversos modelos, tamanhos e formatos. Mas você pode optar pelos de cerâmica ou floreiras de concreto, que dão um ar mais rústico. Não se esqueça de observar se a estrutura suporta o peso dos vasos, que conterão terra e serão regados.
Descubra o que plantar
Há inúmeras espécies de plantas que se desenvolvem bem em uma horta vertical. Temperos, condimentos, hortaliças e, até mesmo, legumes, verduras e algumas frutas. Escolha as que você mais utiliza no preparo das refeições. Algumas ideias são:
- cebolinha;
- salsinha;
- tomilho;
- hortelã;
- manjericão;
- coentro;
- alecrim;
- pimentas;
- alho;
- pimentão;
- tomate-cereja;
- amora;
- morango;
- cereja;
- alface;
- acelga;
- espinafre;
- mostarda;
- couve;
- alho-poró;
- agrião.
Entenda como plantar
Para que as plantas se desenvolvam bem, alguns cuidados devem ser tomados. Na hora de plantar, coloque argila expandida no fundo do recipiente para auxiliar na drenagem. Em seguida, misture duas partes de terra para uma de adubo até cerca de dois dedos abaixo da borda.
Em seguida, enterre a raiz ou semente e afofe a terra ao redor para que fique totalmente coberta. Deixe aproximadamente 10 centímetros entre um vaso e outro, assim as plantas vão ter espaço suficiente para crescer e receber a ventilação e iluminação necessárias.
Mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada, e , de tempos em tempos, retire as partes secas ou amareladas. Desse modo, as plantas crescerão fortes e saudáveis.
Agora que você sabe como fazer uma horta vertical, comece a montar a sua hoje mesmo. Além de ter alimentos orgânicos e frescos sempre disponíveis, é um excelente hobby e, ainda, valoriza a decoração do seu lar.
Quer mais conteúdo exclusivo? Então, assine a newsletter e receba mais dicas direto em sua caixa de entrada!
COMENTÁRIOS: