Cuidados com as plantas no inverno – Confira as dicas!
O inverno está mostrando a cara neste mês, e com as baixas temperaturas é preciso tomar alguns cuidados com as plantas do seu apartamento.
Considerando que o frio mais intenso influencia o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução das plantinhas, a estação exige alguns cuidados especiais, a fim de protege-las e preserva-las para a chegada da primavera.
Cuide da iluminação
É preciso lembrar que, no inverno, existe uma diferença de iluminação e as plantas acabam recebendo menos luz. A primeira coisa a se atentar é perceber como a luz natural muda dentro de casa.
Lâmpadas ou um melhor posicionamento são as sugestões. Realizar a poda de galhos mortos, malformados ou doentes também melhoram a incidência solar sobre a planta.
Traga suas plantas para dentro
Flores em vasos e plantas suspensas podem ser trazidas para dentro de casa. Coloque as que necessitam de sol mais perto da janela, mas se lembre que temperaturas extremas deixam as janelas bem frias o que pode danificar sua planta.
Cubra suas plantas durante a noite
Esta dica é direcionada à plantas tropicais, que são bem sensíveis a temperaturas baixas. Os cobertores previnem a formação da geada e inibem a ação do vento. Não se esqueça de destapá-las durante o dia.
Regue abundantemente o solo (e não as folhas e flores)
A queda das temperaturas também implica em mudanças na rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. O excesso de água e umidade, pode provocar o apodrecimento da raiz e o surgimento de pragas oportunistas e fungos.
A sugestão é fazer a rega pela manhã. Para plantas que no verão você costuma regar 3 vezes por semana, reduza somente para 1 vez.
Cuidado com o adubo
Ao contrário do que acontece na primavera e no verão, a sua planta não irá necessitar de tanta fertilização no inverno. A sua planta deve ser alimentada, mas com menos frequência e com menos quantidade de fertilizante orgânico. Recomenda-se até a diluição do fertilizante.
Inverno não é estação para trocar as plantas de vasos
A sua planta não deverá estar em contato com o vidro da janela, nem ser exposta a ventiladores, ventoinhas e correntes de ar e o principal, deverá respeitar o descanso da planta, deixando-a permanecer no vaso em que se encontra durante todo o inverno. A partir da primavera, você terá sua deixa para, caso necessite, mudar a plantinha de vaso.
Esperamos ter te ajudado com as nossas dicas de cuidado com as plantas no inverno. E desejamos que elas estejam lindas e fortes para a chegada da primavera, pois além de embelezar o ambiente, elas também preenchem o coração de amor.
Acompanhe nosso blog para ver outras dicas sobre cuidados com o lar 😉
COMENTÁRIOS: